sábado, 30 de agosto de 2014

Game artesanal...

Game artesanal...


Essa semana gastei algum tempo produzindo a versão física do game em cd. Fiz um manual de instruções, imprimi tudo em casa, e produzi os cds com interface "autorun", tudo bonitinho. O CD eu fiz artesanalmente: fiz uma máscara (stencil) do desenho que queria impresso no CD e desenhei com ela diretamente sobre CD-s e DVD's printables (aqueles com uma camada de base branca por cima). Ao final terminei com 10 cópias do game em CD, com capa e manual, tudo numerado e assinado:



O manual de instruções, que pode ser baixado na seção de downloads, além das instruções de como instalar e jogar, contém dois pequenos textos. O primeiro texto é aquele que se encontra na seção "Sobre" do blog. O segundo, chamado Um Game Artesanal, é bem pequeno e eu reproduzo, já um pouco alterado, abaixo:

"Proponho o termo "game artesanal" como uma alternativa ao “indie game” (ou game independente), muito usado para definir games produzidos com baixo orçamento, por equipes de poucas ou até uma pessoa apenas, geralmente com ferramentas acessíveis a qualquer pessoa na internet.

Por que chamar este jogo eletrônico que produzi de um game “artesanal”? Por que o artesão é aquele que o trabalho não o aliena de seu produto. Na produção de um game convencional as pessoas envolvidas não precisam entender do produto como um todo, mas apenas de partes muito específicas. Os trabalhadores que produzem o jogo são todos especialistas em alguma tarefa, mas nenhum deles poderia realizar o game sozinho. Por outro lado, o artesão é aquele que tem de conhecer o processo de produção do começo ao fim: da concepção até sua distribuição e comercialização.

O game-artesão tem de conhecer de games como um todo: sua narrativa, jogabilidade, sons, músicas, gráficos, como manter um blog para divulgação, etc. Esse tipo de produtor tem de estar imerso na pesquisa sobre o game, as ferramentas que tem a sua disposição, e as relações entre todas as partes que compõem o produto final. Não é uma questão de egocentrismo, de dispensar ajuda de outras pessoas, mas uma escolha por experimentar o processo como um todo. Sob o risco de se perder algo que cada especialista pudesse oferecer, penso ganhar no conjunto e unidade do game, pensado cada vez mais como uma forma de expressão estéica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou deste trabalho? Incentive o artista e doe qualquer valor